Arc"thanks" ki !!

Arc"thanks" ki !!
Thanks to Tomasz and Michal of Arctowski Polish Antarctic Station

22 e 23 de Março - a Saga do retorno

15 de Março - a redenção

2010/03/21

20 e 21 de Março - fechando as malas

20/03 - Nova tormenta nos obriga a curtir mais um dia de apreciação da paisagem através das janelas... porém, os modelos climatológicos previam melhora do tempo para Domingo, o que permitiu abortar sem maiores traumas a faina de Sábado de embarque de carga no Ary Rongel.

Atendendo a pedidos, aproveitei para documentar as instalações da EACF, neste momento invadida por neve que a adentrava por quaisquer frestas que houvesse. Parte desta pilha de Marfinites já se destinava ao 7o voo, previsto para deixar Frei em 22/03.



Se você olha para esta imagem e detecta dois OVNIs na janela da direita, você provavelmente sofre do mesmo mal que acomete quem permanece muito tempo na Antártica. Em nosso caso, é sinal de que está na hora de partirmos.

O alojamento que nos coube, "arrumado" à moda do freguês. Comecei arrumando a cama todos os dias, depois adotei a religião de meus companheiros de Sinfonia Roncatória. Porém, destacava-me pelo fato de ter a maior parte de minha bagunça dentro do armário, ao passo que o resto da turma espalhava pelas camas mesmo.

Coquetel de troca do GB. Mais uma longa rodada de acepipes e discursos, em meu caso abortada à 01:30h da matina, quando muitos ainda atacavam pastéis com voracidade. E lá se foi minha 2a e última garrafa de Medalla Real da Vinícola Santa Rita.

Em 1° plano, Comte. Medeiros, atual Sub-Secretário para o PROANTAR. Em 2° plano, Chefe Daros, do grupo Argo, que chefiará a EACF até Março de 2011.

Momento em que os pesquisadores que partirão no 7° voo são homenageados no coquetel. Desta vez o grupo estava meio desfalcado, cabendo a mim o papel de Pesquisador Senior. No centro, Flávia, da UFPR, uma das guerreiras que enfrentará o inverno antártico (pela 2a vez!), enaltecendo o papel da pesquisa na EACF.

À esquerda, Chefe Glênio, atual chefe da EACF, que deixará o posto nas mãos do Chefe Daros. Glênio deverá assumir o papel de responsável pela logística do PROANTAR, com assento em Brasília, e inevitável participação nas próximas OPERANTARes. À direita, o Comte. Márcio Leite, novo Sub-Secretário para o PROANTAR, com o qual todos contamos para que a pesquisa antártica brasileira continue crescendo em tamanho e qualidade.


21/03 - despedida. Muito sono decorrente da noitada da véspera. O Blog voltou ao ar, assim como MSN, ORKUT e outros, para quem aprecia. Todos haviam sido bloqueados pela Marinha na véspera. Dia para tentar uma caminhada. Dia para contabilizar nossos ZERO dias de sol nesta estada. Dia para certificarmo-nos que Marfinites e bolsas de viagem foram efetivamente trasladadas ao Ary Rongel, pois o ideal é que se carregue o mínimo possível de tralha quando de nosso traslado em bote até o navio. Especialmente se o tempo não estiver muito bom. Depois de despachar tudo e mais alguma coisa, ainda me sobraram uma mochila grande e outra pequena. É bom que o mar esteja tranquilinho ...

Situação das motocicletas de neva Ski-Doo após a série de nevascas que tivemos. Suponho que finda a faina de carga no navio as mesmas retornem ao interior da EACF para limpeza e guarda.


Iniciada a caminhada, 1a parada: dois gelos com histórias distintas para contar. Alguém poderia postar um comentário, por gentileza, que explique qual a razão de ambos terem aspecto tão distinto? Posso contribuir com alguma informação em relação ao da esquerda. Achei um pedacinho parecido, que após análise com papilas gustativas, provou estar recoberto por fina camada de água salgada, sendo todo o resto absolutamente doce. Lamento não ter completado o experimento, aplicando o teste das papilas no da direita também. Posso acrescentar que ambos eram gelados.


O filme era colorido, mas o resultado é 100% P&B!


Welington aprecia a paisagem a caminho de Punta Plaza, à pequena distância de uma turma de pinguins papua.


Punta Plaza é realmente um lugar muito convidativo para a realização de um mergulho. Está em nossos planos para o regresso.


Este ano praticamente só havia dos papua. Nossa presença os incomoda só um pouco. Com 3m de distância já estão satisfeitos.


A baleia de Cousteau, desta vez desprovida do cinturão verde do ano passado.


Este que vos escreve, em auto-retrato.

Últimas atualizações climatológicas: depois de problemas em Pelotas, nosso Hércules já chegou à Punta Arenas. A previsão do tempo para amanhã, dia de nossa saída não é das melhores. Pode ser que embarquemos no Ary Rongel, mas o Hércules não nos recolha em Frei. Veremos. 

Meu celular segue vivo enquanto na EACF. Uma vez a bordo, já era. Bye-bye, so long. Aquela moleza da internet que encontramos no Almte. Maximiano, não deve se repetir no Ary, que é um navio mais rusticão.
Câmbio. Desligo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bemvindos

Estações de Mergulho 2008-2009

Estações de Mergulho 2008-2009
adaptado de SIMÕES JC, ARIGONY NETO J & BREMER UF (no prelo)