Arc"thanks" ki !!

Arc"thanks" ki !!
Thanks to Tomasz and Michal of Arctowski Polish Antarctic Station

22 e 23 de Março - a Saga do retorno

15 de Março - a redenção

2010/03/09

06-08 de Março - 1os passos rumo ao frio

06-08/03/2010 - Partimos do Rio e pernoitamos em Pelotas no dia 06. Daí à Punta Arenas logo cedo no dia 07. Acabamos ficando mesmo no Hotel Rey Don Felipe, por sutil pressão da SECIRM. Tudo bem. As vezes é bom poder curtir um luxozinho ... (esse hotel é daqueles que até kit de costura, em dobro, tem no banheiro - precisa dizer mais alguma coisa?). Neste mesmo dia pude matar a saudade do Restaurante La Luna, com direito à Chupe de Centolla e vinho reserva da casa. "Eita vidinha marromenos essa?!" Apesar de toda a triangulação feita com nosso amigo César Cárdenas (eu no Rio, ele em Welington, e seu pai en Punta Arenas) para assegurar que receberíamos as amostras dos fiordes no Hostal Joshiken, onde acreditávamos que estaríamos hospedados, os planos agora eram outros. Primeira coisa que fizemos depois de baixar a carga no quarto: avisar no Joshiken que nós éramos nós, explicar o porque de não estarmos lá, e que aguardávamos uma encomenda. E por falar em encomenda, a primeira coisa que a recepcionista do Rey Don Felipe fez ao nos registrar, foi entregar um DVD enviado de Valdivia por Dirk Schories, ainda no início de Janeiro. Meu nome deve ter se estabelecido retumbante em seu cérebro para que o DVD me tenha sido dado antes mesmo de que eu abrisse a boca para perguntar de seu paradeiro. Para os curiosos: o DVD inclui quatro filmagens submarinas. Duas na Antártica, uma em Punta Arenas e uma em Paracas (Peru). Além destas, estão baixados os arquivos relativos a meu log de mergulho, extraidos do computador Suunto Vyper pelo Dirk. Dia 08 foi dia de molho em Punta Arenas, muito bem aproveitado na zona franca e matando saudades gastronômicas (outro centolla para dentro, desta vez com outro acompanhamento digno de poema, uma cerveja Austral Pale Ale!). Ainda não sei ao certo quando atravessaremos a Terra do Fogo e o Drake, mas corria um boato de que tampouco seria amanhã. Aguardem novas atualizações. Por hora, vamos parar de digitar e postar umas fotos!

Welington a alguns passos de adentrar a aeronave e poder pensar "Um pequeno passo para a humanidade, mas um enorme passo para mim!" Mesmo esquema da partida no passado. Pelo menos no Galeão ninguém encrenca com as fotos tomadas na pista.

Não é o que vocês estão pensando! Eu apenas não havia fechado o Mustang ainda! Cumprindo a "faina" de experimentar todo o conteudo da Andaina 769 no aeroporto de Pelotas, que por sorte, neste momento, é inteiramente nosso.

Amanhecer no aeroporto de Pelotas em 07/03, com aeronave em abastecimento, e prestes a partir para Punta Arenas.

Dentro do Hércules cada qual se arruma como pode. Esta canadense, talvez por esperteza, talvez por não entender "lhufas" do que se explicava (em português), arrumou logo acomodação VIP para si e suas maletas.

Para outros menos afortunados, restava sentar sobre a pilha de caixas sendo transportadas, ou ainda, não ilustrado aqui, sentar na "geral" com as pernas trançadas, acomodação que coube a este que lhes escreve. A sorte é que durante o voo todo mundo levanta para dar uma caminhada e aí podemos nos mexer um pouco. Até ir ao banheiro eu consegui!!

Dia 08, confirmado o cancelamento do voo para Frei, por motivo que permanece misterioso (certas notícias não circulam ... o que dá asas à imaginação. Teria Godzilla engolido Hércules?!), aproveitamos para dar uma volta. À caminho da Zona Franca, tomei esta foto da janela do lotação em movimento, ao notar que havia um tremendo arco-iris sobre a cidade, não sei a troco de quê.

Hotel bacana tem suas vantagens. Com uma banheiro deste tamanho, pude montar um laboratório de 1o mundo para processar as amostras que César coletara nos fiordes para nós há um mês. À esquerda da pia, a caixa em que recebemos as amostras. À direita, a bombona em que todas foram acomodadas após a transferência dos potes para sacos plásticos.

Um comentário:

Comentários são bemvindos

Estações de Mergulho 2008-2009

Estações de Mergulho 2008-2009
adaptado de SIMÕES JC, ARIGONY NETO J & BREMER UF (no prelo)